Retornando...

Finalmente voltei ao blog. Estive muito ausente nestes últimos dias e muita coisa aconteceu.
Conheci o estúdio do Marcelo e vivo lá desde então. Em meio a fotos, PCs e laptops, eu já nem sei mais o que faço lá. Mas o que me impressionou lá é a equipe e como eles são unidos. Há momentos de piadas dos mais tranquilos para ajudar os mais nervosos e o entrosamento fazendo com que eles sejam eficientes sem, sequer, perder a correria do dia a dia.

Falando em correria, eu percebo isso quando chego e há um(a) modelo(a) no estúdio. Geralmente atores/atrizes da Globo. É estranho estar no meio dessa gente. Ainda não me acostumei viver no "staff" que ando vivendo ultimamente.

Passei minhas férias em total stress. Simplesmente porque sempre fugia de aprender HTML em qualquer linguagem. Mas desta vez, vi que eu deveria ter aprendido e um cursinho desse não seria nada mal naquela época.

Voltei pra faculdade com um segredo. Aprendi a guardar segredo de minhas coisas. Viviam me falando que não deveríamos dizer nossos planos a ninguém, pois não dá certo. Eu nunca acreditei nisso, mas resolvi testar contrariando minha ideologia. Estavam certos.

Entrei na faculdade com alguns objetivos. Consegui todos eles mesmo ainda estar no terceiro período neste momento. Claro, faltava a cereja em cima né? E fui em busca dela.

Passei exatos 3 meses me concentrando somente numa coisa. Eu já estava dizendo que em 1 semana eu envelhecia 1 ano, e era verdade. Passei por alguns problemas e dando ênfase ao meu trabalho sem se importar muito com o resto.
Noites e noites em claro. Julia e Diego ajudando e muitas noites de baladas e cerveja foram trocadas por internet, PC e PHP.
E assim, nasceu um projeto que todos dizem "promissor" onde usamos tudo que aprendemos na faculdade para explorar um universo desconhecido, desejado e odiado: a Rocinha.

Eu moro na Rocinha desde que nasci. Sofri muito por isso e agradeci muito também. Morar num lugar como esse é como se fosse um curso intensivo pra vida. Onde desde cedo, fui preparado a esperar tudo de todos e sempre, disposto a enfrentar desafios, digamos, injustos.

Criamos um site de notícias. Onde decidimos tudo, absolutamente tudo sozinhos. Desde o nome até o conteúdo. E não foi nem um pouco fácil. Na verdade, eu ainda não acredito que tudo aquilo passou tão rápido, como eu desejava naquela época.

O FavelaDaRocinha.com nasceu num momento oportuno. Tivemos uma boa demanda de assuntos para colocar no ar, e grandes eventos aconteceram aqui. A Banda O Rappa veio e gravou um DVD aqui perto de casa e foi a nossa primeira grande matéria. Lidar com o público, lidar com a produção, assessores... algo que me fez a ficha cair enquanto eu fotografava o show. Eu sentia que realmente estava tudo acontecendo como eu sempre imaginava. Muitas vezes esperando o "bendito" 178 em São Conrado, eu, olhando para o alto do morro, sempre imaginando o que eu poderia fazer por essa gente. Olhando para o outro lado, o lado dos condomínios de luxo, eu pensava da mesma forma.

A ambição não me deixa quieto. Sempre querendo mais, buscando conteúdo para o site, fiz contatos importantes. Desde produtores e assessores de artistas a políticos e gente influente na Rocinha. Pela primeira vez entrei no barracão da Acadêmicos da Rocinha. Pela primeira vez, ouvi de um político, planos de uma infra-estrutura no local. Pela primeira vez, me senti responsável por algo tão imenso. Ser responsável pelo conteúdo de um site como esse é ser responsável pela visão dos que não moram aqui. E isso pesa.

Lembro de quando eu tinha uns amigos especiais. Daqueles que hoje moram no hemisfério norte. Eles sempre me perguntavam como era morar na Rocinha. Eu nunca dizia que era ruim. Mas... não era! Eu jogava bola na chuva... aprendi a andar de bicicleta, soltar pipa e tomar muito açaí depois de um dia de praia. Já comi um galeto na rua com meus amigos. Já fiquei na rua de madrugada apenas conversando. Não havia nada de errado. Eu não mentia. Mas não adiantava, pois o que eles sabiam do local era sobre mortes, tráfico, armas e drogas. Por mais que eu insistisse, a mídia estava ali. Estacionando seus carros e subindo com a polícia, ansiosos para voltar com algum corpo coberto por um saco de lixo.

O site abriu meus olhos. Eu como morador tive muitas informações que quem não mora aqui, nem imagina! E agora, como já me disseram, tenho a responsabilidade de passar isso adiante. Quero dar uma importância maior ao local onde moro porque sei que aqui não é um lugar qualquer. E muita gente tem uma visão errada da Rocinha. Decidi que irei mudar isso, nem que eu morra tentando.

Hoje o site está no ar. Nem tem 15 dias desde o primeiro dia do lançamento que nem comemoramos. Aliás, não temos tempo para comemorar. Já tivemos inúmeras reuniões, discussões de pauta e planejamento do site. Conto com uma equipe de 5 estudantes. E todos estão trabalhando sério nisso. Me orgulho de cada um deles por confiarem em mim e se entregarem neste projeto. Entendo todas as dificuldades e agradeço por tudo que vocês fizeram até agora.

Sentir aquele frio na espinha de estar num palco registrando um show, ou entrevistar alguém com um projeto desconhecido... estar presente e informar o que muitos não sabem é bastante prazeroso.

Isso é um trabalho? Eu não consegui ainda definir isso. Mas estou me divertindo cada minuto nele.



4 Comments:

Maryxis :3 said...

"Eu não mentia. Mas não adiantava, pois o que eles sabiam do local era sobre mortes, tráfico, armas e drogas. Por mais que eu insistisse, a mídia estava ali. Estacionando seus carros e subindo com a polícia, ansiosos para voltar com algum corpo coberto por um saco de lixo." E por isso desisti de ser jornalista...
Well, minha opinião é suspeita, mas vc sabe que sou sincera, então lá vai: eu adorei o site! Mesmo de longe vi seu empenho para colocá-lo no ar e o legal é saber que vc não estava sozinho nessa. É interessante como a colaboração dos amigos faz a diferença nessas horas e espero que essa parceria de vcs ainda dê muitos frutos. Parabéns pelo que já conseguiu e pelo que vier a conseguir, pois vc merece! =*(L)

Anônimo said...

cara. vocÊ falou tudo.
tudo mesmo.
que delicia ver tudo dar certo!
gratificante demais.
parabens pra gente :)

Ju

Bernardo Cahuê said...

Acabei de ver um pouco do meu passado nesse seu testemunho.

Em 2005 eu comecei a escrever o Censurado.net e, nessa época, comecei a enxergar outras realidades, outras alternativas, outra visão de mundo que eu não enxergava, talvez por falta de opções. Mesmo na pindaíba, com a velha maloca entulhada por falta de espaço, pagando o olho da face no aluguel de 13 metros quadrados e sem qualquer apoio financeiro, eu insistia, resistia na minha convicção xiita e parece que gostavam: cheguei a ter uma média de 5000 acessos/mês no final.

Como eu tinha bina em casa na linha telefônica e divulgava o mesmo no site, dava pra ver exatamente de onde ligavam: DDDs 71, 92, 51, 61, 12, 11, 22, 85, 21... Uma vez ligou um índio, DDD 61 (parece que tava na faculdade), me parabenizando por um texto meu sobre Tupinambás.

Até hoje tem texto meu perdido na internet, mesmo o Censurado tendo acabado por falta de grana (o monstro se desintegra, mas deixa os restos mortais). Tem texto meu que foi publicado até no vermelho.org, por conta desse meu ímpeto de me meter em assuntos políticos constantemente.

Você tem uma arma e tanto nas suas mãos: o afeto de uma comunidade que busca dignidade e projeção de forma positiva. Agora, você, meu caro amigo, se tornou porta-voz de uma comunidade inteira que anseia por melhores dias. E o melhor de tudo: isso pode ser visto pelo mundo inteiro! O sonho já se tornou realidade, agora é a hora de pôr mãos-à-obra. Conecte esses laços entre a comunidade e a ferramenta que a projeta.

Só não seja xiita a ponto de vestir apenas a carapuça militante como eu. Haja normalmente, pratique sim o comércio da maneira que te convires... o prazer e o objetivo da militância vêm com o tempo, é só não perder o foco também nisso.

Já estou divulgando (http://vagaspassagens.blogspot.com). Grande abraço!

Nanda Oliveira... said...

Amigo que orgulho!
Orgulho por saber que alguém que gosto tanto tem um talento tão foda!
Alguém que batalha pelos seu sonho, e que guarda os segredos desta batalha que é travada todos os dias para as pessoas que como vc são determinadas e buscam o melhor, não somente para si mesmo, mas principalmente para o proximo.
Lê vc está de parabéns pelo projeto! E de parabéns ainda mais por ser quem é!
Amo vc!
Sucesso e paz sempre!

Postar um comentário

Twitter Update

    follow me on Twitter