
Esses dias fui visitar meu tio no hospital. Ele estava dormindo quando cheguei e enquanto eu arrumava minhas coisas eu prestei atenção no rádio que estava numa estação gospel.
Fiquei impressionado com que ouvi.
Me sentei e me obriguei a ficar ali ouvindo pelo menos meia hora.
Nunca ouviu? Vou te explicar então:
Você escutará bastante:
- "Glória a Deus"
- "Aleluia"
- "Cheia de graça"
- "Deus"
- Números de conta bancária
- Endereços de igrejas espalhadas pelo Rio de Janeiro (e são muitas viu?!) principalmente em favelas. Cada uma deve ter no mínimo 10!
- Pastor
- Passagens da Bíblia (o que é mais interessante nisso é que logo após a leitura a outra faz a interpretação e todos concordam).
- "Tá amarrado"
Num dos trechos do "programa" a radialista (?!) chefe sorria bastante do nada (deveria estar com tempo sobrando, afinal eram uma sequencia de 3 músicas somente para cada ouvinte que ligava.
Sorrisos e mais sorrisos... até que uma fala: "Hoje estou rindo muito, nem sei por quê!" a outra: "Sei sim, é que Deus está em seu coração agora." e todos começam a rir, inclusive uma telespectadora de Belford Roxo no telefone.
A propósito: teve uma premiação para os ouvintes que acertavam o nome dos pastores das igrejas correspondentes (eu ri muito nessa parte). O prêmio? Um CD. Gospel, óbvio!
Alguns prêmios saíram para ouvintes de Duque de Caxias, Campo Grande, Bangu, Coelho da Rocha, Eng. da Rainha... e eu lá torcendo pra algum ouvinte do Leblon, Recreio, Laranjeiras. Droga, infelizmente esses não ganharam.
Aqueles 30 minutos no radio pra mim foi especial. (Já até vejo muitos crentes que conheço já falando que "tocaram no meu coração").
Já tinha uma idéia do que ia conseguir. Mas me surpreendi o quão vasto é essa gente. Com sua força de vontade batendo de porta em porta todos os domingos pela manhã, suando com suas pastas de executivo dizendo palavras bonitas que o pastor passou a semana toda dizendo lá em cima do altar para fazerem suas "ovelhinhas" aumentarem seu rebanho.
Você é rapper? Gosta de funk? Rebolar sua bundinha e sair kikando por aí? Eles também gostam!! Sua chance de ir a um baile funk sem pecados e ainda ser perdoado.
Aposto que é um ex-detento.
Com certeza abre os corações de qualquer um com suas histórias de infância, como era difícil conviver com aquilo e como as drogas fazem mal. Agora é funkeiro. Do bem.
CHUTA QUE É LAÇO!
Hum... você é chegado num beck ao som do grande Bob Marley... sabe que aquele reggae te deixa nas alturas e que aquele cara sabe o que está falando. Seus problemas se acabaram!

Faça seus dreads de Deus!
Será que os crentes sabem como nasceu o reggae?
Onde surgiu?
A cultura?
O movimento rastafari?
Ah, essa imagem aí do lado não fui eu que fiz heim! Existe mesmo.
Esses foram exemplos absurdos que encontrei. Há vários outros, mas pra mim, esses são essenciais porque eles condenaram isso durante anos e agora "adaptaram" para a versão gospel, certamente para atrair mais gente.
Há ainda o rock (mais conhecido), Lounge (?!) "leia-se Coldplay" igualzinho. E sem falar no trance, dance e outros ...nce que eles acolheram de tal forma que a "pista" perto do altar lota de gente sacudindo os braços pro alto sob os efeitos de mesa profissionais de som que os pastores DJs tocam.



Não tenho nada contra religiões, ideologias ou qualquer tipo de drogas. Apenas mostrei o quanto a religião está reformulada e adaptada ao mundo. Mas os padrões de opiniões aos frequentadores, seguidores e afins estão o mesmo. Os que não aceitam a religião e serão condenados de alguma forma (morrer pobre por exemplo) apesar da vasta opção que temos para nos incluir nessa sociedade "salva" e os que aceitam a religião mesmo sabendo que estão vivendo para morrer, afinal, é com a morte que eles tanto se preocupam.

Bem,
dos 10 problemas aí citados, acredito eu que qualquer psicólogo, uma aspirina e um prato de comida resolva isso.
É claro, psiquiatra é muito caro. Eles cobram por hora e é certo eles não "resolverem" de cara. São várias sessões até ele procurar sua cura ou, pelo menos, amenizá-la.
A fé existe. As crenças existem desde que chamávamos a lua e o sol de deuses. Porém, hoje, religião é um grande investimento. Igrejas de tábuas, cadeiras de plástico, um violão e pastores lá num balcão improvisado logo são substituídos por mármores, telões, equipamentos de som e instrumentos musicais. Você, se for da igreja, sabe que sua igreja passou por uma reforma há pouco tempo. E sua casa, como está?
Lembro quando eu trabalhava numa livraria, uma senhora de idade, bem vestida e com a chave do carro em mãos entrou rapidamente procurando a seção de religiões. Eu mostrei e a acompanhei. Ela procurava por uma Bíblia. Pegou a primeira e logo foi pro caixa apressadamente. Eu ia perguntar qual a Bíblia que ela queria, mas no caminho pro caixa ela ficou olhando pro "livro" e disse: "Bíblia é tudo igual mesmo."
Mal sabe ela que há várias versões da Biblia. E na minha opinião, a original nem existe mais.


Tenham fé. Mas cuidem de onde vocês vivem. Não joguem lixo no chão. Usem um tempo na igreja e falem sobre reciclagem e um pouco de Sociologia. Vivam a vida e quem prepara pra morte é o cara lá da funerária!
8 Comments:
A tolerância é a melhor religião (Vitor Hugo)
A "religião" te desagrada, beleza! A mim também; pastores, igrejas e tantos não fazem mais que arrebanhar pessoas ingênuas para engordar contas bancárias, utilizando todos artifícios.
Mas isso não significa, leia bem:
Não significa que DEUS não exista ou seja fdp como eles.
E concordo contigo, deixe a morte pra quem entende dela. Pelo menos espero viver o suficiente pra te conheçer... Live and let die... lov ya
hm,
se aproveitam de cada uma das fraquzas, e exploram isso.
aah le.. mas eh pra confortar a dor das ovelhinhas de deus
aueaueaheuaheuhea.
tu vai pro inferno assim hein
Acho... já li coisas interessantes... mas esse tópico foi bastantre prazeroso de se ler viu... hauehuahuHUAHEUHAUhuahue A cada 3 frases (mais ou menos) eu dava uma boa gargalhada e me contorcia com a ironia na cadeira...
ai ai...
O triste é... q ninguém da zona sul ganhou um prêmio :(
Minha nossa senhora virgem santíssima!!! AMEI AMEI
VC VC... vc!!!! AHHHHH
é... Igrejas são todas reformadas todo mês... (ao menos as evangélicas né) agora... "o rebôco da parede lá de casa..."
Gostei garotinho alegre e sensuoso (sensual + gostoso ), nas naquela parte q o radialista dizia q estava rindo nao sabi pq, eles disseram q foi deus q estava no corãção dele, agora vai vc dizer isso, " é um encosto, é um encosto, sai em nome do senhor jesus ". " É o dizimo, é o dizimo, entra em nome do senhor jesus ", acho q ate o senhor jesus esta cansado dessa putariada toda, desse jeito porco de se aproveitar de pessoas ignorantes e desesperadas. Bem, outro dia eu andando na rua com uma das minhas camisas do " iron maiden ", dois crente me pararam, queriam pq queriam q eu entrasse nao igreja, pq o rock pesado e um encosto, a pelo amor de deus, o mesmo deus q eles adoram eu tbm adoro, só nao fico enfiado numa igreja dando dizimo pra encher as dispensas deles, e o q sobra, olha q e muito, eles reformam as igrejas. Disseram q eu tinha encosto por causa da imagem da minha camisa, são contra os q adoram imagens, como no caso dos católicos, mas condenam um por causa da imagem q ele carrega consigo, ai ai... povinho complicado, mas tudo bem, ema ema ema cada um com seus problemas, sem mais.
Postar um comentário